Ser cozinheiro significa para a maioria um trabalho extra, mal pagamento e sujeira… e muitas vezes realmente é isso mesmo!
Porém tem o outro lado e a profissão que pode ser cool, pois em qualquer lugar do mundo um chef pode usar de suas habilidades e trabalhar, não há limites para a criatividade, a variedade de insumos para a produção é encantadora e principalmente o prazer de ver o seu cliente feliz saciando o sentimento mais perturbador- a fome!
É uma mistura de elementos positivos e negativos, igual como em todos os outros empregos. O problema é, que o sucesso não acontece do nada. Para alcançar um salário digno e ser respeitado precisa-se ter conhecimento, experiência e prática. Não significa que um estágio ou um evento lhe terá capacidade de lidar com uma equipe e escrever cardápios, há muito mais no que pensar, trabalhar e calcular.
Assim como uma carne de panela, que precisa de tempo no cozimento a vida precisa de tempo para adquirir experiência e amadurecer. Um planejamento de sua carreira é importante:
- Estudar e junto porque não adquirir experiência no mercado interno, faça qualquer trabalho, você está no período de aprendizagem.
- Estabeleça contatos;
- Crie metas;
- Organize sua vida;
- Planeje suas viagens e próximos estudos;
- Tenha paciênca e diciplina para compreender e se preparar.
Faça isso e assim você estará preparado para quando chegar a sua oportunidade.
Gosto de falar sobre isso, por que eu acreditei nesta filosofia e realizei. Hoje penso que alcancei coisas que jamais se quer imaginei e outras que ainda não aconteceram, mas ainda me alimentam a não parar.
Eu combinei meus estudos com as minhas experiências buscando sempre responder as minhas oportunidades e depois de 7 anos no mercado fui trabalhar num cruzeiro como chef de partie. Acredito que consegui extrair o máximo de cada momento.
Abaixo fotos da minha conquista!
Abraços, chef alemão Heiko Grabolle.











