O que eu gosto muito do trabalho em cruzeiros é que exige uma organização muito complexa. Todos os serviços estão organizados conforme os processos de preparação de comdia.
Começando com as mega-câmeras de congelamento e as câmeras frias além do almoxarifado que chega a tamanho monstruoso.
Precisa imaginar que o navio leva por dentro um completo supermercado com todos os ingredientes que serão usados durante uma viagem de 9 dias, que significa nada menos do que comida para mais de 120.000 mil refeições (3.400 passageiros, mais 1000 tripulantes vezes três refeições por dia por nove dias).
Na verdade a cozinha é distribuida em três decks (andares).
O primeiro deck fica na parte inferior do navio e é onde acontece o pré-preparo e o descongelamento. Neste andar existem as praças de carnes, leguems, peixes, etc.
O segundo andar comporta as cozinhas de pré-paração final e a padaria. Curiosidade do cruzeiro Costa Magica por dia a padria consome mais ou menos 600 kg de farinha de trigo e produz em média mais de 9.000 mil pãezinhos.
O terceiro andar é a cozinha principal, dividido em três grandes praças: Garde-manger, cozinha quente (com Entremetier, Poissionier, Saucier, …) e a patisserie.
Para quem tem interesse em trabalhar em navio segue uma dica importante: Observe desde do começo como a cozinha funciona e respeite a hierarquia!!!