O que mais gosto quando eu viajo para Europa é analisar como o mercado se desenvovle por lá. Gosto de comparar qualidade, oferta e os preço, etc…
Fico cada vez mais entusiasmado ao ver tantos produtos de altíssima qualidade. Ainda temos muito para desenolver aqui no Brasil no que diz respeito a tecnologia, pois produtos frescos temos em maior variedades.
Mas como queria falar de tendênicas apresento aqui um tema que passou no canal Deutsche Welle (DW-TV) o qual eu adoro!
Na Alemanha vários shows e apresentações de culinárias com chefs profissionais, amadores, dona de casas…. tem estimulado os alemães a investirem (embora conhecidos como “pão-duro”) em produtos de qualdiade para o seu dia-o-dia. Esta tendência virou moda e ja existem empresas que oferecem produtos com qualidade de restaurantes como Lagosta fresca de Maine (EUA), “Sal negro de Hawai”, peixe, “Frangos de Bresse” (França), entre outros, direto em casa. Sites como Havelland Express e Frischeparadies se especializaram para este público.
Um mercado novo na Alemanha, mesmo que os supermercados já tenham um padrão de altíssima qualidade, confira as fotos abaixo que cliquei na minha última viagem!
Abraços,
chef alemão Heiko Grabolle
