A técnica de cozinhar com Sous-Vide é um procedimento que foi originalmente desenvolvido pelo chef francês George Pralus em 1974, e significa literalmente “sob vácuo”.
Neste processo o alimento é cozido em sacolas plásticas seladas a vácuo, geralmente em baixas temperaturas e muitas vezes por muito tempo (depende do alimento: cenoura ou costela de boi). Os resultados convencem no sabor delicado e na textura excepcional. Outra vantagem é que a perda de vitaminas e minerais é muito reduzida.
Conta-se ainda as vantagens na conservação e no armazenamento. Elementos do campo cook & chill. Por isto este método oferece grandes vantagens para o setor de catering; resfriamento rápido, transporte e reaquecimento instantâneo sem perder a qualidade!!!
Verifique abaixo outras vantagens na cocção Sous-Vide:
Preserva mais o sabor, o aroma e os nutrientes. Frescor, cor e aparência permanece até o consumo. Uma garantia para o alto teor de nutrientes. Os alimentos ficam mais úmidos. Longo período de vida útil.
A minha experiência com sous-vide foi excelente. Precisa entender que não é uma técnica para todos alimentos, mas sim um grande complemento para a cozinha.
Conheça também o guia prático para trabalhar com Sous-Vide, escrito pelo Dr. Douglas Baldwin. Para mais informações sobre o trabalho recomendo também o site: www.gastronomylab.com. Excelente no assunto.
Para informações sobre a cocção Sous-Vide em fornos-combinados clique aqui.