Ainda no mês passado assinei o jantar de encerramento da SC Gourmet – 1ª Mostra Brasilieira de Queijos, Vinhos e Delikatessen que aconteceu entre os dias 21 e 24 de julho, em Blumenau/Santa Catarina. A idéia desta feira era apresentar aos profissionais da área de alimentos e bebidas e também ao consumidor final as novidades em queijos, vinhos, especiarias, embutidos, frutos do mar, cachaças finas, chocolates, geléias e outros produtos de delikatessen fabricados no Brasil.

O prato principal do jantar é da alta cozinha alemã: filé mignon com “farce” de peito de frango e pistache enrolado em couve manteiga. O cardápio completo você encontra aqui.

Receita alemã com Filé mignon
Receita alemã: filé mignon com "farce" de peito de frango e pistache enrolado em couve manteiga

Ingredientes:

  • 600 gramas de filé mignon;
  • 400 gramas peito de frango;
  • 130 ml creme de leite fresco;
  • 30 gramas pistache;
  • 1 à 2 maços de couve manteiga.

Método de preparo:

Limpar o filé mignon, temperar com sal e pimenta-do-reino e fritar por todos os lados. Deixar a carne descansar. Neste tempo cortar o peito de frango em pedaços e processar bem fino. Temperar com sal, adicionar um terço de creme de leite e um pouco pistache ao gosto. Para deixar o aspécto mais bonito pré-cozinhar as folhas de couve manteiga e resfirar com gelo.

Montagem: Preparar uma grande camada de filme plástico na mesa, abrir uma ou duas folhas de couve manteiga por cima e adicionar uma fina camada de frango processado (farce em francês). Por o Filé mignon por cima e enrolar tudo. Fechar bem envolvendo com o filme plástico e deixar descansar por 30 minutos na geladeira.

Para servir cozinhar por 15 minutos em água fervendo, remover somente o filme plástico e assar por mais 10-15 minutos no forno à 180ºC. Cortar em rodelas de aproximadamente 2 cm e servir na hora com o cacompanhamento que desejar. Na Alemanha é costume servir com legumes refogados ou massa de Spätzle como eu servi no jantar da 1ª SC Gourmet.

Charutos de filé mignon, farce de frango e folhas de couve mantega
Finalização da massa de Spätzle para o acompanhamento

Bom apetite,

Chef alemão Heiko Grabolle.

Conheça a minha coleção de receitas alemãs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar