Tenho uma surpresa para os colecionadores de receitas alemãs: Fiz este ano mais uma nova descoberta da culinária Teuto-catarinense. Eu nunca vi na Alemanha, mas faz parte da culinária dos imigrantes alemães e eu adorei: Arroz de marreco! É um prato muito saboroso e que lembra de um carreteiro.

Seguem abaixo a receita. Espero que vcs gostem!
Ingredientes (para +/- 15 pessoas):
- 1 marreco inteiro (marca Villa Germania)
- 80 ml de óleo de canola
- Temperos: folhas de louro, 2 cravos, pouco tomilho e salvia seca, 1 colher de chá semente de mostarda, 5 bagas de zimbro
- 1 Bouquet garni de legumes e ervas (1 cebola, 1 cenoura, 1 talo de salsão, alecrim e talos de salsa)
- 4 lingüíças tipo Blumenauense (marca Olho) cortadas em rodelas
- 4 cebolas cortadas em brunoise
- 1 cenoura cortada em cubos
- 8 dentes de alho picados
- 2 kg de arroz parbolizado
- 4 tomates em concassé
- 1/2 ramo de salsa fresca
- 1/2 rama de cebolinha fresca
Metodo de preparo:
Lavar o pato e cortar em 4 pedaços. Temperar com um pouco de sal e pimenta do reino e fritar em óleo por todos os lados numa panela grande até ficar tostado. Adicionar 6 litros de água fria e os demais temperos. Ferver por mais ou menos uma hora. Adicionar o bouquet garni e cozinhar por mais 30 minutos. Retirar o marreco e deixar resfriar. Peneirar o caldo.
Na mesma panela fritar as rodelas de lingüiça tipo Blumenauense com a cebola, a cenoura e o alho até ficarem dourados. Enquanto isto cozinhar o arroz com o caldo até ficar soltinho. Caso necessário acrescentar um pouco mais de água.
Desfiar o marreco completo e em seguida misturar com o arroz e o refogado de lingüíça. Verificar o sabor e servir quente, finalizar com tomate concassé, ervas frescas cortadas (salsa e cebolinha) e pimenta preta moída na hora.
Guten Appetit,