Na culinária alemã temos várias receitas e caraterísticas que combinam o doce com o salgado.

Veja alguns exemplos:

  • Marreco recheado com purê de maçã
  • Salsicha branca com mostarda doce
  • Sauerbraten com uva passas (carne agri-doce)
  • Queijo camembert com geléia de mirtilo

E também os acompanhamentos como repolho roxo, chucrute e ameixas secas fazem parte desta mistura clássica.

Culinária alemã

Questiona-se de onde vem o gosto da mistura de doce e o salgado dos alemães. Se pesquisar um pouco não somente os alemães usam deste artifício para acrescentar sabor a culinária, mas grande parte dos países europeus.

A resposta está na necessidade de adaptar-se ao clima rigidamente frio e seco. Os alimentos eram raros e de difícil acesso, o cultivo era quase impossível nos poucos meses de temperatura amena. Ao final da estação de outono as colônias preparavam estoques nos porões para proteger do clima, guardavam cebola, cenoura, batata, repolho, etc., numa quantidade suficiente para durar por todo o inverno. Para não estragar os ingredientes frágeis como frutas, ervas e carnes eram preparadas conservas de geléias, molhos, pastas, embutidos, salgados, defumados, etc. estas técnicas ajudavam a manter as vitaminas e sais minerais, mais raros na época de frio.

Neste contexto, não se podia escolher o que comer e as misturas foram inevitáveis e com o tempo as melhores misturas se mantiveram de geração para geração criando uma característica marcante na forma de se alimentarem destes povos.

Quem tem interesse em saber mais sobre a cozinha alemã clique aqui.

Boa leitura,

chef alemão Heiko Grabolle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar