É muito gratificante para nós chefs, quando conseguimos os produtos que precisamos. Neste caso falo do peixe sapo (provavelmente o peixe mais feio do mundo, hehe), também chamado tamboril em Portugal ou Seeteufel na Alemanha.

Este peixe não é muito bonito, mas tem carne extremamente saborosa e com uma textura única que lembra carne de viera, peixe badejo e jacaré.
É um peixe de águas profundas e no Brasil ainda é pouco conhecido, apesar de ser encontrado no litoral brasileiro desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. Acredito que por ser um peixe feio, espinoso, com grande perda de carne durante a limpeza e pelo desconhecimento de preparações, este peixe não faz sucesso no Brasil. A grande quantidade do que é pescado aqui no Brasil é vendido para a Europa, pois é servido na alta gastronomia européia.
Na Alemanha o kilo deste peixe custa mais que o do filé mignon! O exemplar da foto abaixo foi comprado numa peixaria em Itapema (SC) e seu custo foi de aproximadamente R$ 20/kg (Maio 2010).
Depois da pesca é feita sua limpeza, tirando as víceras e a cabeça, que mede mais ou menos 2/3 do animal. Praticamente são aproveitadas as buchechas e a cauda. As buchechas tem mais músculos e gelatina/colagem. Esta carne frita em manteiga clarificada com louro, alho e algumas ervas fica simplesmente deliciosas!
Trouxe então o peixe para dentro de sala de aula na Univali. Verifiquem o resultado nas fotos abaixo: a propósito eu já disse que ele é feio, mas que sua carne é muito saborosa???




