Você nunca se perguntou por que em todas as embalagens de comida e bebida esta escrito: Contém glúten ou Não contém glúten?
Bom, como já havia falado no post “sem Glúten – ainda é um desafio na cozinha” nossa alimentação é composta de nutrientes como proteínas (carnes e grãos), lípidos (gordura), carboidratos (açúcar), líquido (água), sais minerais, vitaminas e fibras. Para aproveitá-los o corpo “corta” com ação mecânica e química (enzimas) a comida, passando pelo estômago, duodeno, pâncreas, etc. Separando todos os nutrientes para formar o bolo alimentar.

A absovação dos nutrientes só acontece no intestino delgado. Imaginemos que os nutrientes passem em forma de pequenas partículas pela parede do intestino e entram assim na rede sangûínea e distribuindo-se para o todo o corpo. A parte que não é aproveitada é eliminada em forma de fezes.
Problema com Glúten – Doença celíaca
As pessoas com doença celíaca não toleram o glúten, pois não produzem a enzima que as cortam. Sendo assim estas proteínas permanecem grandes e misturadas ao bolo alimentar e não passam pela parede do intestino, de forma a provocar lichamento causando inflamação. Prejudicando assim a absorção de toda a comida ingerida podendo causar diarréia e ainda dificultando o desenvolvimento, em crianças, por exemplo.
Não existe medicamentos para resolver, a única maneira é uma alimentação livre de glúten para não causar o desconforto.
Segue abaixo algumas receitas sem glúten: