Nos meus quase 6 anos de professor tenho percebido o crescimento da gastronomia nas diversas universidades que lecionei como UNIVALI, UNIASSELVI, UNISUL, ASSESC, Maurício de Nassau, SENAC de Florianópolis, Blumenau e Recife entre outras.
Para dar aulas lembrei do curso de formação que fiz além do mestrado e instrutor em gastronomia na Alemanha, busquei as metodologias com dinâmicas e teorias, a aceitação e o resultado com os alunos tem sido gratificante.
Vejo o trabalho do professor como peça fundamental para o crescimento da nossa gastronomia brasileira. Com esta preocupação discuto e aprendo muito com os chefs e professores de gastronomia sobre a educação dos alunos.
Admitindo-se que os professores veem de diferentes formações e experiências no mercado para dar aula, cada professor tem a sua própria metodologia que as vezes confunde os alunos.
Com isso penso que um curso para professores de gastronomia poderia ajudar a padronizar a metodologia das aulas visando:
- A concretização da função do professor aprimorando sua didática.
- Padronização da nomenclatura gastronômica.
- O conhecimento da gestão administrativa da gastronomia: planejamento e organização – lista de compras, controle de custo, gerenciamento do estoque, etc.
- Saber analisar a prática do aluno e dar o feedback do seu resultado
- Elaborar aulas com foco no profissional do mercado – Chef.
- Mais que a teoria é ter um professor-profissional como exemplo.
Alguns cursos já existem, mas eu estou falando numa padronização em âmbito nacional e especificamente para a gastronomia.
Dando um passo a frente, a Coordenadora do Curso de Gastronomia do SENAC de Florianópolis, Mariléia Martins e eu inauguramos um curso para professores em gastronomia que foi um sucesso entre os professores.
Penso que é um grande começo!!!
A todos um bom trabalho e até mais,
Chef Heiko Grabolle.
Contato Senac:
Coordenadora: Mariléia Martins
Faculdade Senac Florianópolis
Núcleo de Educação Básica e Técnica
Hospitalidade e Lazer
(48) 3229-3220 / 8409-8987