Chucrute (Sauerkraut em alemão) é um dos pratos mais conhecidos da cozinha alemã, tanto que os alemães eram chamados pelos americanos e aliados de “Kraut” durante e após da segunda guerra mundial por seu prato tradicional alemão chucrute, sauerkraut (literalmente “repolho azedo”).

Cozinha alemã
Chucrute em natura

Como fazer chucrute?

Abaixo a maneira de como produzir esta especialidade na Alemanha que depois de fermentada deve ser cozida para a degustação:

  1. Cortar o repolho branco (couve) em tiras finas (chiffonade),
  2. Adicionar um pouco de sal e amassar bastante o repolho até começar sair o seu líquido. Fazer isso por um bom tempo. Este processo também depende do repolho e o seu teor de água (na Alemanha é usado a Krautstampfer – espremedor especial para fazer chucrute);
  3. Reservar o repolho num recipiente com tampa. Fechar com cuidado para sair o máximo de ar, pois o repolho pode mofar durante o processo de fermentação;
  4. De preferência, manter o recipiente pressionado para não entrar ar, pois pode estragar e manter num ambiente escuro com temperatura constante e baixa. O processo dura em média de 3 a 4 semanas conforme a temperatura. Atenção: se a temperatura ambiente for baixa (4 a 6ºC) poderá levar mais tempo, se for temperatura alta também pode estragar.

Depois do processo de fermentação o chucrute estará pronto para ser usado.

Aqui algumas receitas com chucrute.

Cozinha alemã
Junto com salsichas e cerveja!!! É uma delícia!

Dicas: O chucrute ofertado no mercado brasileiro em geral é bom. Eu recomendo a marca Zilse por seu sabor típico alemão.

Abraços e Guten Appetit,

Chef alemão Heiko Grabolle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar