A Associação Brasil à Mesa (Associação em prol da valorização, preservação, desenvolvimento e promoção da gastronomia do Brasil) é
que congrega chefs de todas as regiões do Brasil em prol do estudo e da divulgação da gastronomia brasileira em território nacional e no exterior. Parceria que tem o objetivo de repensar as formas de divulgação da gastronomia brasileira em âmbito internacional, de modo a libertar-nos dos estereótipos construídos ao longo de anos e permitir que nossa culinária assuma, enfim, sua importância como atrativo turístico. Mônica, idealizadora da associação, resumiu o sentimento que permeia essa ação: “Precisamos modificar o conceito gastronômico brasileiro que é exportado para mundo.” Vilaron arrematou: “Temos a noção de que a cultura brasileira precisa ser melhor trabalhada na promoção internacional. Precisamos saber como queremos nos mostrar para o mundo. Penso que nosso diferencial não devam mais ser as praias, mas a nossa cultura.”
“A Associação será nossa ferramenta de representatividade do setor, mas o Movimento pretende englobar também a população brasileira em ações visando a preservação, desenvolvimento e promoção da gastronomia do país.”, afirma Mônica.

Está prevista para a próxima segunda-feira (26/11), em Brasília, a assinatura do acordo de cooperação técnica para a promoção internacional da gastronomia brasileira, firmado entre o presidente da Embratur, Flávio Dino, e a chef Mônica Rangel, presidenta da associação Brasil à Mesa.
A série de eventos começa na próxima segunda-feira (21.01), com a divulgação da culinária brasileira no Madrid Fusión, maior evento de gastronomia do mundo. Até o dia 23, o Brasil será representado por seis renomados chefs. Em paralelo, a cozinha das seis cidades da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro) terá destaque em um evento exclusivo, a ser realizado pela Embratur, voltado para formadores de opinião e jornalistas no Mercado San Antón.
A programação segue com a realização do Goal To Brasil Madri, no dia 29 de janeiro. A iniciativa, que promove as cidades eleitas como sede da Copa do Mundo da FIFA 2014, contará com a presença de uma comitiva de autoridades brasileiras envolvidas com a realização do Mundial no país, liderada pela Embratur e secretários de Estado. O programa inclui encontro com a imprensa, workshops para operadores de turismo e agentes de viagem, e ainda a recepção “Vivências Brasileiras”, uma fusão da cultura e gastronomia típica regional. O Goal to Brasil já percorreu as cidades de Santiago (Chile), Toronto (Canadá), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Paris (França) e Lisboa (Portugual). Agora, na sua edição espanhola, dará destaque especial à Fortaleza, capital do Estado do Ceará e um dos lugares preferidos para o turismo de sol e praia.

O objetivo é que a gastronomia nacional tenha maior representatividade nas ações de turismo do governo. Já estão previstos mais oito eventos do Goal to Brasil em 2013 (parceria da associação com a Embratur, onde chefs brasileiros levam nossos sabores a outros países) e participação em eventos internacionais de gastronomia, como o Madrid Fusión, em janeiro.
O evento é realizado pela Embratur com curadoria gastronômica da Associação Brasil à Mesa e visa reforçar o turismo no País e promover os locais da Copa do Mundo de 2014 em 14 países até 2013.
O Goal to Brasil já percorreu as cidades de Santiago (Chile), Toronto (Canadá), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Paris (França) e Lisboa (Portugual).
O projeto é uma iniciativa do Governo Federal, com a organização da Embratur e a participação dos Ministérios do Esporte, Turismo e Relações Exteriores e das Secretarias da Copa e do Turismo dos Estados e Municípios, além de outros órgãos responsáveis pelo Turismo.
O workshop terá edições em diversos países, como Portugal (Lisboa), Canadá (Toronto), Itália (Milão), Espanha (Madri), México (Cidade do México), Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu) e EUA (Nova York).