Hoje tenho uma receita dos imigrantes alemães para vocês: Língua ao molho de ervilhas! Na Alemanha a língua de boi é geralmente servida com molhos de carne e raiz forte ou alcaparras. Aqui no Sul do Brasil é mais comum com o molho de ervilhas, que é feito a base do caldo do cozimento da língua.
Aproveitam e Guten Appetitt!
Ingredientes para cozinhar a língua:
- 1 língua de boi inteira
- Temperos: folhas de louro, 2 cravos, pouco tomilho e ervas secas, 1 colher de chá de semente de mostarda, 5 bagas de zimbro
- 1 Bouquet garni de legumes e ervas frescas (1 cebola, 1 cenoura, 1 talo de salsão, alecrim e talos de salsa)
- Sal e pimenta ao gosto
Ingredientes para o molho de ervilhas:
- 80 gr de manteiga
- 2 cebolas
- Pouco de alho amassado (ao gosto)
- 70 gramas de farinha de trigo
- 2 litros do caldo do cozimento da língua
- Aprox. 350 gramas de ervilhas verdes congeladas
- 300 ml de molho de tomate
- Sal ao gosto
Método de preparo:
Primeiro passo cozinhar a língua em água com os temperos até que fique macia. Deixei ela mais ou menos 1 1/2 hora cozinhando em fogo baixo.
Depois tirar a língua do caldo, passar uma água fria e tirar o couro (o couro se solta sozinho, caso contrário tirar com uma faca, mas cuidado para não perder muita carne). Cortar em fatias finas e reservar.
Método de preparo do molho:
Cortar a cebola em cubinhos e refogar na manteiga. Em seguida adicionar o alho e refogar mais um pouco até ficar dourado. Polvilhar o trigo, refogar um pouco e acrescentar o caldo aos poucos. Colocar as ervilhas e cozinhar tudo em fogo baixo por aproximadamente 10 a 15 minutos.
Finalizar o molho com o molho de tomate e sal ao gosto. Deixar ferver até obter uma consistência levemente cremosa e juntar a língua de boi fatiada. Deixar ferver mais um pouco por aprox. 10 / 15 minutos e pode servir.
Eu gosto muito de servir com purê de batata cremoso, mas também pode ser arroz ou uma massa tipo Spätzle…
Guten Appetit,