Batata, batata, batata… chamada Kartoffeln em alemão é para os alemães como o arroz é para os japoneses e brasileiros, o milho para os americanos…
A batata pode ser cozida, frita, refogada, gratinada, recheada, grelhada, assada, é o acompanhamento perfeito para pratos principais!

A batata tem uma influência muito grande, é muito saborosa, rica em vitaminas e tem leve na degustação. Analisando o seu uso em diversos países, vejo que a batata ocupa pouco espaço no Brasil. Considerando que na Europa se usa um tipo de batata para cada cocção, o brasileiro faz milagres com a pouca variedade ofertada.
Devido a variedade de mais de 200 tipos de batatas vendidas na Alemanha, o alemão divide em 3 grupos principais que só consegue distinguir quando o produtor informa, pois elas são bastante parecidas aparentemente. Veja a classificação:
- A = Festkochende Kartoffelsorten são batatas que ficam firmes após o seu cozimento. Usadas para saladas tipo maionese, batata sauté, gratinadas, assadas.
- B = Vorwiegend festkochende Kartoffelsorten são batatas que ficam firmes após o seu cozimento, mas contém uma consistência mais cremosa. Usadas para ensopados, rôsti, batatas recheadas.
- C = Mehlig kochende Kartoffelsorten são batatas que ficam mole e desmancham fácil após cozimento. Usadas para purê, Knödel, croquetes, cremes, pommes dauphine, macaire.

Dica: Você mesmo pode fazer um teste para saber quanto amido a batata tem, corte a tampa de uma batata e esfregue (com a tampa) em movimentos circulares na área do corte.
- Quanto mais líquido branco aparecer, mais amido ela tem. Quanto mais amido tiver, quer dizer que ela é uma tipo C = Mehlig kochende Kartoffelsorten.
- Se quase não sair líquido branco quer dizer que a batata tem pouco amido, então é uma batata do tipo A = Festkochende Kartoffelsorten.

No mundo temos mais de 4.000 tipos de batata, 250 tipos são usados diretamente para o consumo (fonte: aqui). No Brasil a batata mais vendida é a batata Inglesa, chamada assim porque foram os Ingleses que as trouxeram para o Brasil. A batata Inglesa é um tipo mais aguada, com cor pálida e com sabor mais fraco do que as ofertadas na Alemanha. Mas isto é normal devido ao clima.

Outros tipos vendidos no Brasil com menor oferta sem tirar sua riqueza são: Asterix, Bartina, Bintje, Désirée, Kondor, entre outras que fazem uma boa diferença na cozinha para quem sabe usá-las.
A batata rosa (também chamada Asterix) é o tipo que eu mais gosto de usar. Ela tem um corpo mais amarelado e consistente. Após o cozimento apresenta ainda um aroma de batata, é mais cremosa e é ótima para nhoques e Knödel, por exemplo.

A batata salsa, também chamada de mandioquinha e a batata-doce, que contém grandes quantidades de amido, com sabor marcante são excelentes para fazer chips.

Acredito que com as novas técnicas e tendências os tipos de batatas ainda vão ganhar seu espaço na culinária brasileira. Para quem quer conhecer algumas das minhas receitas segue este link: heikograbolle.wordpress.com/receitas-alemas
Abraços e Guten Appetit,