Para confessar que no começo, na fase de minha adaptação no Brasil foi muito difícil viver um natal de bermuda e chinelo de dedo, enquanto minha vida toda construí iglus na neve. Mas então eu fui consolado com praia, camarão e cervejinha, que aprendi a degustá-la super gelada!

Foto: Michel Téo Sin
Eenquanto que na Alemanha se come pato assado, sobremesa de maçã, stollen, waffle, quentão, entre outros.
Fiz uma pesquisa no sul do país – “O que vocês comem no Natal?” que esbarrou na cultura europeia que diverge em algumas comidas. No Brasil se consome muito nozes, amêndoas, pernil de porco, damascos, cerejas, bacalhau, tender, cravo, canela, uvas passas, castanhas, gengibre, farofa, sorvetes e pudins.
O Brasil, eu já percebi, e me corrijam se estiver errado, é um país aberto a novas culturas e experiências e sempre dá um jeitinho de fazer a coisa ficar diferente, seja por alegria ou por necessidade. Então não vejo nenhum problema em dizer que as famílias mais modernas, alguma vez já trocaram o pernil e peru por outros pratos, tais como: chester (este é típico brasileiro), strogonoff (de frango, carne ou camarão), peixe assado, o bom e velho churrasco, entre outros para celebrarem um Feliz Natal! Frohe Weihnachten!!!
Abraços,