Faz um tempo que recebi do amigo chef Leco Mendes uma amostra de Bottarga da empresa catarinense Bottarga Gold (leia aqui). A empresa é pioneira na produção industrial de ovas de Tainha.
O produto tem uma textura consistente e cremosa, com sabor suave que lembra pêssego seco ou damasco.
Esta qualidade me inspirou a elaborar a receita que intitulei Bottarganest – traduzido “ninho de Bottarga”. É uma receita leve, rápida e prática que valoriza a Bottarga Gold ralada.
Por dentro da “bolinha” tem uma mistura de cream cheese, limão siciliano, sal, pimenta e ervas frescas e descansa sobre um ninho de carpáccio de salmão defumado.
Fotógrafo: Michel Teo Sin, Foodstyling: Heiko Grabolle
Receita para 4 pessoas:
Ingredientes:
40 gramas de Bottarga Gold ralada; 120 gramas de cream cheese; Suco de 1/4 Limão Siciliano; Pouco cheiro verde picado (salsa fresca e cebolinha); Sal e pimenta do reino a gosto; 16 fatias de salmão defumado para carpaccio; 50 gramas brotos de alfafa;Metodo de preparo:
- Misturar o cream cheese com as ervas picadas e um pouco suco de limão Siciliano e temperar com sal e pimenta do reino branca. Dividir em quatro porções e formar bolinhos de tamanhos iguais. Reservar na geladeira por mais ou menos trinta minutos.
- Posiocionar 4 fatias de salmão defumado num prato.
- Adicionar um pouco de brotos de alfafa por cima.
- Para a finalização passar as bolinhos na Bottarga ralada e dispor sobre a alfava fresca e servir frio.
Bom apetite,
chef alemão Heiko Grabolle.