A profissão chef de cozinha (cozinheiro) ainda está longe de ser valorizada e respeitada como a profissão de advogado ou médico, por exemplo. Profissões vistas com glamour e poder na sociedade brasileira.
Lógico que existem excessões, e chefs como Alex Atala, Roberta Sudbrack ou Troigros recebem status de celebridades. Mas para a maioria dos frequentadores da cozinha isto só existe nas revistas ou programas de TV.
Eu, chef alemão, me pergunto porque ainda existem tantas diferenças na nossa profissão aqui no Brasil? Tanta Supervalorização e subvalorização?
Por falar em profissão de chef de cozinha, você sabia que a profissão chef de cozinha ainda não é reconhecida pelo estado Brasil? (segue aqui a lista de profissões regulamentadas no Brasil)
A gastronomia vive um momento de grande crescimento, inúmeras escolas oferecem hoje cursos técnicos, tecnólogos e bacharéis. Algumas faculdades já tem Pós e não vai demorar para haver um cursos de mestrado em gastronomia.
O sucesso da cozinha brasileira depende dos chefs e cozinheiros deste país. Vamos pensar numa maneira de regularizar o nosso título.
Para sugestões estou aberto.
Abraços, Heiko.