A Alemanha é o segundo país mais estrelado pelo Guia Michelin. Temos 9 restaurantes com 3 estrelas, 18 com 2 e 189 com 1. Em primeiro lugar fica a França com 26 restaurantes de 3 estrelas, 77 com 2 e 455 com 1. No terçeiro lugar fica a Espanha com 6 restaurantes de 3, 89 de 2 e 109 restaurantes com 1 estrela.
A colocação da Alemanha é justa considerando o forte investimento feito na gastronômia que conta com tecnologia de altíssimo padrão. Além da logística de aquisição de produtos que é invejável.

Um outro aspécto que é de tirar o tok para os alemães é a atenção nos produtos selecionados para a produção de alimentos.
Hoje no mercado alemão os produtos da moda são as novas raças de suíno como:
- Saalower Kräuterschwein, é uma mistura de Duroc e Pietrain, alimentado com ervas e sementes;
- Haveländer Apfelschwein, uma raça tipo Duroc que é alimentado com maçãs.
Legumes em gerais estão em alta principalmente os aspargo verdes ou brancos. Encontramos muitos restaurantes com base na cozinha mediterrânea apresentando as variações de pasta. A cozinha molecular também entrou em vigor e domina a área dos buffets e finger-food.
Hoje em dia já não se comem mais joelho de porco e marreco recheado como os clássicos imigrantes alemães do Brasil. A principal diferença na alimentação alemã do Brasil e da Alemanha fica por conta dos acompanhamentos dos pratos que no Brasil é a base de arroz branco e na Alemanha é a base das batatas e repolho, p0is existem os ensopados, os filés amilanesa, as carnes assadas em geral em ambos países.
Bom apetit! Chef Heiko