Vejo um grande desafio na gastronomia tanto no seu crescimento quanto o de ganhar o respeito da sociedade, pelo fato que ainda não foi resolvido a descrição da nossa profissão: chef ou cozinheiro!

A questão é como devemos nos chamar? A partir de quando alguém é realmente um chef?

Os recém formados dos cursos em gastronomia são cada vez mais jovens e entram no mercado gastronômico com grandes expectativas. Já mencionei em outro post que somente ser formado não basta, experiências na cozinha são necessárias e mais, entender que estagiar 4 semans em um grande restaruante, dá prestígio e é uma grande experiência, mas não lhe faz um profissional da área. O trabalho é longo e não é fácil, assim como nas outras profissões.

A formação acadêmica enche os olhos e gera expectativa. A diferença da nossa formação, aqui no Brasil, é que a nossa profissão Chef não é reconhecida e assim não temos um piso salarial o que gera especulação, abuso por ambas as partes – contratantes e contratados e até dúvidas de como serem tratados.

E uma coisa esta certa, a nova geração da gastronomia está chegando  e quanto antes soubermos como lidar com isso melhor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar