Esta cuca de amêndoa e creme de baunilha é a Bienenstich, uma das mais famosas e prediletas cucas do tipo Blechkuchen na Alemanha. Ao pé da letra Bienenstich quer dizer “Picada de Abelha”, mas pelo seu sabor fica mais parecido com um “Beijo doce de Abelha” apesar de não ter mel na receita.
A base desta receita alemã é simples, uma massa de fermento normal coberta com amêndoas laminadas que caramelizam durante o seu processo de forno. Para finalizar a cuca alemã deve ser recheada com um creme de baunilha, ou pode ser um creme confeiteiro. Abaixo segue a receita original passo a passo com fotos:
Ingredientes
Para a massa:
350 gramas de farinha de trigo 1/2 colher de chá de sal 60 gramas de açúcar 70 gramas de manteiga 100 ml de leite 1 ovo inteiro 25 gramas de fermento frescoPara a cobertura:
100 gramas de manteiga 100 gramas de açúcar 100 gramas amêndoas fatiadas 1 pitada de canela em pó 3 colheres de sopa de leitePara o recheio:
250 gramas de leite 80 gramas de açúcar temperado com baunilha 1 colher de sopa de amido (Maizena) 3 gemas 80 gramas de manteigaModo de preparo:
Aquecer o leite e misturar o fermento com uma pitada de açúcar. Numa outra tigela misturar a farinha de trigo, o sal, o açúcar, a manteiga, o ovo e o leite. Quando o fermento começa a crescer acrescentá-lo na mistura de farinha e sovar até obter uma massa homogênea. Distribuir numa forma redonda de 24 cm diâmetro e deixar descansar por 1 hora.
Para as amêndoas: derreter o açúcar numa frigideira e em seguida adicionar a manteiga, as amêndoas e o leite e aquecer lentamente por 5 minutos até obter uma massa cremosa. Deixar resfriar.
Cobrir a massa com as amêndoas resfriadas após a massa estiver descansada por 1 hora. Assar a cuca alemã no forno em 160°C por aproximadamente 45 minutos. Retirar do forno e deixar resfriar naturalmente.
Para o recheio: Bater a manteiga e reservar. Numa panela ferver em fogo baixo o leite, o açúcar, o amido e as gemas mexendo sempre e cuidando para a gema não talhar. Este processo leva de 15 à 20 minutos. Retirar o creme da panela e deixar resfriar por duas horas. Após este tempo misturar a manteiga com o creme até obter uma massa homogênea.
Finalização: Quando o bolo estiver bem resfriado cortar a massa para rechear próximos às amêndoas, mas com muito cuidado com para não quebrar o crocante. Delicadamente corte o crocante em fatias triangulares. Espalhar o recheio no meio e cobrir novamente com os crocantes triangulares com na foto.
Servir a cuca de amêndoas e creme de baunilha em temperatura ambiente.
Segue abaixo as fotos passo a passo desta receita alemã:
Guten Appetit,